Talvez você não saiba, mas existem meios legais e seguros para diminuir a carga tributária em seu negócio. Neste contexto, a reorganização societária aliada ao planejamento tributário ganhou destaque entre as estratégias que geram economia fiscal, aumento de eficiência e competitividade para as empresas.

Com cerca de 33% do faturamento destinado às obrigações legais, muitos empresários fecham as portas por não conseguirem lidar com os impostos e ainda manter a lucratividade. Muitos, inclusive, têm receio de apostar em estratégias de diminuição de carga tributária e sofrer alguma sanção do Governo.

É por isso que, a seguir, falaremos das medidas que podem ser adotadas para reduzir impostos estando dentro da lei, sem riscos fiscais, e respeitando preceitos morais. Confira:

Como pagar menos impostos?

O primeiro passo para que você pague menos impostos é utilizar a reorganização societária aliada a um planejamento tributário adequado e focado no recolhimento do menor imposto possível.

O regime tributário praticado por uma empresa determina se os resultados dela serão positivos ou negativos. Um negócio que está vinculado desde o início das operações a um determinado modelo de tributação acaba se acomodando e, muitas vezes, não percebe que outra alternativa de regime seria melhor para a empresa naquele ano fiscal.

O planejamento tributário bem feito identifica oportunidades de redução de custos tributários, aproveitamento de incentivos fiscais, e, por consequência, aumenta a lucratividade. Ou seja, é possível pagar menos impostos e trabalhar na legalidade dento do regime mais apropriado para a realidade da sua empresa.

Contudo, um mau planejamento pode causar evasão fiscal, isto é, sonegação de impostos e penalidades para sua empresa. Veja a seguir como evitar a evasão fiscal:

Evasão fiscal ou elisão fiscal?

A evasão fiscal nada mais é do que um ato de sonegação fiscal, no qual o empresário suprime valores de tributos com intuito de se beneficiar no pagamento de impostos. A evasão fiscal normalmente ocorre no momento da declaração fiscal ou na omissão de notas fiscais de determinados faturamentos.

A evasão fiscal também pode acontecer por engano, quando o empresário não entende ou não tem um planejamento tributário e, não declara de forma correta seus ganhos. Contudo, independentemente da intenção, são considerados ilícitos e enquadrados como falsificação, sonegação, fraude, entre outros.

Já a elisão fiscal é justamente o contrário: ela encontra meios legais e seguros para reduzir ou extinguir taxas e tributos. Quando uma empresa possui um planejamento tributário eficiente, é simples saber quais são as taxas e impostos em cada operação e o que pode ser feito para que elas não tragam impactos negativos para o negócio.

Quais os benefícios da reorganização societária?

Você sabia que 90% das empresas no Brasil são familiares? Contudo, a cada 100 negócios familiares, apenas 5% conseguem chegar à terceira geração, segundo dados do IBGE. A ruína dessas empresas está ligada, frequentemente, a falta de um planejamento estratégico de sucessão, ou melhor, ausência de reorganização societária e  planejamento tributário.

A reorganização societária possibilita que haja profissionalização na administração, correta e proporcional distribuição dos lucros e dividendos, e organização na tomada de decisões, garantindo assim a estabilidade do seu negócio não só na geração presente, mas também nas futuras.

Portanto, a reorganização societária aliada ao planejamento tributário e a prática de elisão fiscal podem contribuir efetivamente para que você economize com os impostos e garanta a estabilidade da empresa nas gerações futuras.

Para ter sucesso nessa empreitada, é fundamental contar com uma consultoria jurídica especializada. Só assim é possível garantir que tudo seja feito conforme os preceitos legais, afim de evitar futuros problemas.

Saiba mais sobre a relação entre Planejamento Tributário e Reorganização Societária :

Categoryblog

© 2019 MG ADVOGADOS by COIN